Você conhece os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável?
Você conhece os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável?
Em setembro de 2015 o Brasil participou da cúpula das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, o qual resultou em 17 Objetivos e 169 metas que envolve diversos temas. O Brasil e mais 150 líderes tem a missão de implantar esses objetivos durante os próximos 15 anos, até 2030.
Conheça os novos Objetivos:
1. Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares.
Atualmente 836 milhões de pessoas ainda vivem em situação de extrema pobreza, cerca de uma a cada cinco pessoas que vivem em regiões de desenvolvimento sobrevivem com menos de 1,25 dólares por dia.
2. Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria com a nutrição e promover a agricultura sustentável.
Os índices de subnutrição em regiões de desenvolvimento vem caindo a cada ano, mas atualmente uma em cada nove pessoas no mundo (795 milhões) ainda é subnutrida.
3. Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.
A cada ano morre mais de seis milhões de crianças antes de completar cinco anos.
4. Assegurar a educação inclusiva e equitativa de qualidade e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
Apesar do aumento da porcentagem de crianças matriculadas na educação primária em países em desenvolvimento, 57 milhões de crianças ainda estão fora da escola.
5. Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.
Na Ásia e África meninas ainda possuem dificuldade de ter acesso a educação primária e secundária.
6. Assegurara a disponibilidade e gestão sustentável de água e saneamento básico.
2,5 bilhões de pessoas ainda não possuem acesso a serviços de saneamento básico, como banheiros.
7. Assegurar a todos acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia.
Uma a cada cinco pessoas no mundo ainda não possui acesso à eletricidade moderna. 3 bilhões de pessoas ainda dependem de madeira, carvão, carvão vegetal ou dejetos de animais para cozinhar e pobter aquecimento.
8. Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos.
O desemprego atual aumentou entre 2007 e 2012. É necessária a criação de 470 milhões de empregos mundialmente entre 2016 e 2030.
9. Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação.
Cerca de 2,6 bilhões de pessoas no mundo em desenvolvimento têm dificuldades no acesso à eletricidade, e quase 800 milhões de pessoas não têm acesso à água.
10. Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles.
Em média a desigualdade social aumentou em 11% em países em desenvolvimento até 2010.
11. Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.
3,5 pessoas vivem atualmente em cidades, a estimativa é quem em 2030 quase 60% da população mundial viverá em áreas urbanas. 828 milhões de pessoas vivem em favelas e o número continua aumentando.
12. Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis.
1,3 bilhão de toneladas de comida são desperdiçadas diariamente.
Se as pessoas usassem lâmpadas de baixo consumo, o mundo economizaria 120 bilhões de dólares anualmente.
13.Tomar medidas urgentes para combater a mudança do clima e os seus impactos.
Emissões globais de dióxido de carbono aumentaram quase 50% desde 1990.As concentrações de dióxido de carbono aumentaram em 40% desde os tempos pré-industriais, primeiramente por conta dos combustíveis fósseis e depois pelas emissões vindas do desmatamento do solo. O oceano absorveu cerca de 30% do dióxido de carbono antropogênico emitidos, tornando-se mais ácido.
14. Conservar e usar sustentavelmente os oceanos, os mares e os recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável.
40% dos oceanos do mundo são altamente afetados pelas atividades humanas, incluindo poluição, diminuição de pesca e perda de habitats costeiros.
15. Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade.
Treze milhões de hectares de florestas estão sendo perdidos a cada o ano. Cerca de 1,6 bilhão de pessoas dependem das florestas para sua subsistência. Isso inclui 70 milhões de indígenas. Florestas são o lar de mais de 80% de todas as espécies de animais, plantas e insetos terrestres.
16. Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
A taxa de crianças que deixam a escola primária em países em conflito alcançou 50% em 2011, o que soma 28,5 milhões de crianças.
17. Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.
A Assistência Oficial ao Desenvolvimento (OAD) levantou aproximadamente 135 bilhões de dólares em 2014. A dívida dos países em desenvolvimento continua estável, beirando 3% do rendimento de exportação.
Fonte: nacoesunidas.org
Acesse abaixo o nosso quiz interativo para testar o seu conhecimento e descubra como juntos podemos contribuir para um mundo mais justo e sustentável.